Realizada a Conferência Municipal de Educação de Marechal Cândido Rondon

Aconteceu durante o dia de hoje a Conferência Municipal visando a CONAE 2014.

Ao todo estiveram reunidas 280 (duzentos e oitenta) pessoas, professores, diretores escolares, supervisores, pedagogos, trabalhadores, famílias integrantes de comunidades escolares e representantes da sociedade civil de Marechal Cândido Rondon.

O evento que é histórico no município, teve início às 08h30m da manha de sexta-feira com uma solenidade que reuniu representantes públicos, dentre os quais o prefeito do município, Moacir Froehlich, o representante do Núcleo Regional de Ensino, Ildo Bombardelli, a Secretária Municipal de Educação, Marta Salete Bendo e sua equipe.

Durante o período da manhã aconteceram os debates nos Grupos de Trabalho visando consolidar as emendas que foram debatidas e referendadas nas comunidades de base do município através das Conferências Livres que aconteceram durante os meses de Maio e Junho de 2013. Com base nos resultados dessas Conferências Livres, cada um dos 7 (sete) eixos do Documento Referência para a CONAE 2014 foram revisitados e encaminhados para a Reunião Plenária, para conhecimento, debate (quando necessário) e referendo final. Os trabalhos foram encerrados às 18h30m.

Segundo informes da Secretaria Municipal de Educação do município, desde o mês de março até a data da Conferência final, aproximadamente duas mil pessoas estiverem envolvidas diretamente em todo o desenvolvimento da etapa municipal da CONAE 2014, desde a composição da equipe que coordenou e conduziu o processo, os envolvidos nas Conferências Livres nas escolas municipais e estaduais e demais instituições da sociedade civil, até o final da Conferência Municipal.

A Unioeste esteve presente em todo esse movimento, do início ao final do ciclo municipal, compondo e trabalhando na equipe que organizou a fase que antecedeu o evento, coordenando e/ou fazendo-se representada em cada um dos GT’s, e realizando também a coordenação geral dos trabalhos durante a Conferência Municipal, conduzindo, inclusive a reunião plenária geral. Dentre os participantes da Unioeste na Conferência Municipal, alguns nomes tiveram envolvimento direto na dinâmica estrutural do evento:

Aparecida Darc de Souza: Docente no curso de História (CCHEL); Vice coordenadora do NUFOPE-MCR; representante da Unioeste no Conselho Municipal de Educação de Marechal Cândido Rondon. Atuou como Coordenadora Geral e moderadora na Reunião Plenária da Conferência Municipal de Educação.

Terezinha Lindino: Docente em Fundamentos da Educação para as Licenciaturas (CCHEL); Membro do Conselho Pedagógico NUFOPE-MCR; Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisas em Formação de Professores (GEPEFOP). Atuou como coordenadora GT1 da Conferência Municipal e debatedora apresentando as emendas do GT1 referendadas na Conferência Livre, Unioeste.

Leomir Bruch: Discente; CA Letras-Unioeste; foi debatedor no GT4 da Conferência Municipal apresentando as emendas do GT1 referendadas na Conferência Livre, Unioeste.

Maicon Fernando Palagano: Discente; CA Direito-Unioeste; foi debatedor no GT4 da Conferência Municipal apresentando as emendas do GT2 referendadas na Conferência Livre, Unioeste.

José Carlos Mendes [Spock]: Docente no Curso de Educação Física (CCHEL); atuou como coordenador GT3 da Conferência Municipal e debatedor apresentando as emendas do GT3 referendadas na Conferência Livre, Unioeste.

Marcos da Silva de Oliveira: Discente; DCE-Unioeste; foi debatedor no GT4 da Conferência Municipal apresentando as emendas do GT4 referendadas na Conferência Livre, Unioeste.

Ivonete Pereira: Docente no Curso de História (CCHEL); Assessora Pedagógica do Campus Unioeste MCR; atuou como Co-coordenadora do GT5 da Conferência Municipal e debatedora apresentando as emendas do GT5 referendadas na Conferência Livre-Unioeste

Adriana da Cunha Werlang: Docente da área de Fundamentos da Educação (CCHEL); membro do GEPEFOP; atuou como coordenadora do GT6 na Conferência Municipal e debatedora, apresentando as emendas do GT6 referendadas na Conferência Livre – Unioeste.

Gustavo André Borges: Docente no curso de Educação Física; Coordenador de área de Extensão (CCHEL); foi debatedor no GT7 da Conferência Municipal apresentando as emendas referendadas no GT7 da Conferência Livre – Unioeste.

Luciana Alves Bonfim: Discente; atuou como redatora do GT6 na Conferência Municipal de Educação.

Rita Maria Decarli Bottega: Docente do Curso de Letras (CCHEL); Coordenadora NUFOPE-MCR; Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisas em Formação de Professores (GEPEFOP). Atuou no Suporte aos Grupos de Trabalho durante a Conferência Municipal.

Osnir Pereira Barbosa: Docente da área de Fundamentos da Educação (CCHEL), membro do conselho Pedagógico do NUFOPE; Membro do GEPEFOP/LTMS; representante da Unioeste no Conselho Municipal de Educação de Marechal Cândido Rondon (Suplente) e na Comissão Organizadora da CONAE 2014 – Etapa Municipal; Atuou no suporte aos Grupos de Trabalho e Redator na Reunião Plenária da Conferência Municipal de Educação.

O evento aconteceu no auditório da Faculdade de Ensino Superior de Marechal Cândido Rondon – ISEPE.

Posse do Conselho Municipal de Educação

Foi empossado na tarde de hoje, 6 de Junho de 2013, o Conselho Municipal de Educação de Marechal Cândido Rondon e a Unioeste, campus local, passa a ter 2 (dois) representantes das licenciaturas em sua formação: Profa. Aparecida Darc de Souza (titular) e Prof. Osnir Pereira Barbosa (suplente). A formação efetiva desse Conselho acontece durante os debates sobre a educação que vêm acontecendo no município, motivados pela CONAE/2014, em intenso diálogo com a Secretaria Municipal de Educação. Sem dúvida, como espaço para manter ativo o debate e atender as demandas da educação municipal, trata-se uma conquista.
Clique aqui para ler a notícia da posse do Conselho Municipal de Educação de Marechal Cândido Rondon-PR.