Realizada Conferência Livre no Campus da Unioeste Marechal Cândido Rondon

Foi realizada no dia de hoje a Conferência Livre, da CONAE 2014, no Campus de Marechal Cândido Rondon.
A abertura dos trabalhos aconteceu às 08h00min deste dia 21 de maio de 2013. Após as palavra iniciais sobre a importância do evento e esclarecimentos sobre a metodologia, foram formados os Grupos de Trabalho que funcionaram durante todo o período matutino, coordenados por professores da Instituição que assumiram a responsabilidade de revisar com os demais participantes de cada grupo as estratégias elaboradas na CONAE 2010 para cada um dos 7 (sete) eixos temáticos.
No período vespertino, às 14h00min, teve início a segunda etapa da Conferência, a Plenária geral, onde as emendas produzidas foram apresentadas pelos relatores de cada um dos GTT, sendo submetidas ao referendo dessa assembleia para aprovação e posterior encaminhamento para debate na Conferência Municipal que ocorrerá em 14 de Junho de 2013.
Da comunidade acadêmica estiveram representados os setores administrativo, discente e docente (cursos de Administração e Direito, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, e os cursos de Educação Física, História e Letras, do Centro de Ciências Humanas e Letras) por diretores professores e alunos, formando um conjunto cuja participação demonstrou elevado nível de envolvimento. A conferência Livre foi encerrada às 17h30min.

Reunião da Comissão Organizadora: Algumas conquistas asseguradas.

Realizada reunião na tarde de hoje no auditório da Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon, reunindo participantes da Comissão Organizadora da Conferência Municipal.

Na oportunidade foi anunciada nova versão do documento orientador da Conae Estadual (Orientações para realização das Conferências Municipais e Intermunicipais no Estado do Paraná), datado de Maio de 2013, corrigindo, dentre outras coisas, os tipos de Emendas que deverão ser construídas durante as conferências livres, incluindo-se a possibilidade das “NOVAS EMENDAS”, como prevê o Regimento da Conae Emitido em Brasília no ano de 2012, o que de forma direta garante a discussão dos conceitos que sustentam as estratégias a serem discutidas, o que certamente enriquece os debates.

Também aparece nessa nova versão a definição de que os delegados que representarão os municípios sairão do grupo formado pelos participantes das Conferências Livres e da Conferência Municipal, salvaguardando a legitimidade da representação na etapa Estadual da Conferência. O documento que teve algumas de suas partes lidas para os presentes, não se encontra disponível no Portal de Educação do Estado. Lá permanece a versão disponibilizada em nossa página de Documentos e que foi produzida no mês de março 2013. Tão logo tenhamos acesso à nova versão, divulgaremos.

Esteve presente, integrando-se à Comissão Organizadora, a professora Aparecida Darc de Souza, que aceitou o convite da Comissão Organizadora para coordenar a Conferência Municipal que ocorrerá no dia 14 de Junho.

Como resultado das discussões desencadeadas na última reunião, aliado às reivindicações presentes em Petição dirigida à SMED visando garantir o acolhimento e a contemplação no Plano Municipal de Educação, de possíveis propostas relacionadas às demandas do Município que surjam nas Conferências Livres, duas medidas foram tomadas pela Secretaria Municipal de Educação: A divulgação de Decreto Municipal que Institui e Legitima a Comissão Organizadora da Conferência Municipal e o convite formal para que as instituições de Ensino Superior, ao lado de outras representações da sociedade rondonense, integrem o Conselho Municipal de Educação de Marechal Cândido Rondon. Diante da disposição da Secretaria Municipal que encaminhou decisões atendendo quase integralmente as solicitações enfeixadas na Petição, o documento foi retirado para reescrita mantendo-se o pedido de garantias de acolhimento das demandas apontadas pelas comunidades de base a título de contribuição para a formulação do Plano Municipal de Educação.

Foi agendada nova reunião para o dia 27 de Maio de 2013 para aprovar o regimento da Conae Municipal; definir a metodologia de trabalho na Conferência Municipal; e a formação da equipes de trabalho para o dia 14 de Junho.

Enviado Informativo n. 2 aos coordenadores dos Grupos de Trabalho

Foi enviado para os coordenadores dos Grupos de Trabalho o Informativo n. 2 que revisa ações para os Grupos de Trabalho durante a Conferência Livre do dia 21.

Foi encaminhando também o conjunto de planilhas contendo as PROPOSIÇÕES E ESTRATÉGIAS a serem debatidas em cada GTT, lembrando que os coordenadores trabalharão com aquela ESPECÍFICA de seu EIXO de discussão.

ATENÇÃO! Alguns dos Eixos tem número grande de Proposições e Estratégias as serem analisadas. Também por isto, na medida do possível, estudar e estimular o estudo de todos os Eixos antes da realização dos GTS.

Reiterando: Todos os participantes da Conferência Livre devem ter conhecimento de todos os 7 (sete) eixos temáticos, pois não se trata de responsabilidade exclusiva dos Coordenadores de GT. Esse conhecimento será necessário não só para ter uma visão global do que se pretende com a CONAE II, como será essencial na reunião plenária final, na tarde do dia 21, para referendar o que for discutido nos grupos.

Solicitamos ampla divulgação entre professores e alunos !!!

Alerta sobre a definição de delegados para a etapa estadual. Interpretação do documento referência da CONAE II

Dentre os assuntos discutidos na reunião da Comissão Organizadora da Conferência Municipal, na tarde de 09-05-2013, um em específico provocou apreensões: Paira sobre a iniciativa democrática dos debates pelas comunidades de base, a sombra da suspeição quanto a escolha dos delegados que representarão o município na Etapa Estadual. Comenta-se que por ocasião da CONAE I, em 2010, os delegados saíram de outras instâncias representativas, e que neste ano, mesmo ocorrendo o debate em nível municipal, existiria o risco de que, ao final do trabalho, a Comissão Organizadora fosse surpreendida pela impossibilidade Jurídica para sustentar indicações.

Um dos encaminhamentos retirados dessa reunião foi a de que a Secretaria Municipal, em conjunto com a representante do Setor de Documentação do Núcleo de Educação do Estado do Paraná, que integra a Comissão, fariam uma consulta formal primeiramente ao MEC, para, depois, constatado o risco, dialogar com o Governo do Estado do Paraná para impedir que a iniciativa democrática da promoção das Conferências Municipais seja solapada juridicamente. É impossível fechar os olhos à possibilidade de que “delegados avulso”, que sequer participaram dos debates, possam “representar” interesses pessoais e/ou corporativos, em detrimento dos interesses do próprio município.

Sobre essa perspectiva, além da ênfase dada a isto na reunião, enviei e-mail para todos os representantes da Comissão, no seguinte teor, alertando para uma possível brecha jurídica que precisa ser cercada de cuidados:

email1

Nova reunião da Comissão organizadora da Conferência Municipal

Aconteceu às 14:00 horas da tarde de hoje reunião da comissão organizadora da CONAE Municipal.
Informes:
1. De acordo com a SMED, as escolas municipais realizarão estudos sobre os 7 (sete) eixos propostos no documento referência, até o dia 18 de maio de 2013, visando a realização das Conferências Livres;
2.Dentre os comunicados, destaque para duas situações:
a) Realização de Conferência Livre Intermunicipal envolvendo Mercedes, Pato Bragado e Quatro Pontes;
b) Realização de Conferência Livre envolvendo uma escola municipal e outra Estadual (Escola Muncipal Érico Veríssimo e Escola Estadual Paulo Freire), o que caracteriza preocupações e interesses comuns nas duas instâncias educacionais.

Enviado Informativo n. 1 aos coordenadores dos Grupos de Trabalho

Foi enviado para os coordenadores dos Grupos de Trabalho o primeiro Informativo com as diretrizes iniciais de condução metodológica da Conferência Livre que acontecerá no Campus de Marechal Cândido Rondon no dia 21 de Maio.

É importante enfatizar que todos os participantes da Conferência Livre devem ter conhecimento de todos os 7 (sete) eixos temáticos, pois não se trata de responsabilidade exclusiva dos Coordenadores de GT.  Esse conhecimento será necessário não só para ter uma visão global do que se pretende com a CONAE II, como será essencial na reunião plenária final, na tarde do dia 21, para referendar o que for discutido nos grupos.

Ambos, o documento-referência contendo os eixos temáticos, e o informativo mencionado, estão na seção Documentos.

Solicitamos ampla divulgação entre professores e alunos !!!

Definida a data da Conferência Municipal

Foi definida na noite de hoje, a data de 14 de Junho de 2013 para realização da Conferência Municipal de Educação.Na Conferência, que ocorrerá durante todo o dia, serão formados Grupos de Trabalho para realizar a convergência das emendas sugeridas nas Conferências Livres ocorridas nas Instituições de Ensino do Município.

O local ainda permanece indefinido e será informado em breve!

Palestra Pública Marca início oficial dos debates nas Conferências Livres

Conforme previsto, aconteceu na noite de 03 de Maio de 2013, no auditório a Igreja de Deus, no município de Marechal Cândido Rondon, palestra pública ministrada pelo professor Flávio Vendelino Scherer.

Com a presença de aproximadamente quinhentos ouvintes, dentre os quais, professores e alunos das escolas municipais e estaduais do Município, professores e alunos do campus local da Unioeste, a palestra representou o início oficial dos debates nas Conferências Livres que acontecem durante todo o mês de maio 2013 nas instituições de ensino, tanto públicas quanto da iniciativa privada, quanto nas demais representações sociais de Marechal Cândido Rondon, num esforço coletivo de revisar o que foi discutido, proposto e implementado pelos Governos Federal, Estadual e Municipal a partir da CONAE I, ocorrida em 2010. A conferência municipal acontecerá no dia 14 de Junho de 2013.

O evento, coordenado pela Secretaria Municipal de Educação e pela Comissão organizadora da CONAE municipal, contou também com a presença da Administração do município, então representada pela primeira-dama e secretária de Assistência Social, Maria Cleonice Froehlich.

Como igualmente previsto, o professor Flávio Vendelino Scherer reuniu-se com a comissão organizadora uma hora antes da palestra no intuito de discutir e colaborar nos encaminhamentos da Conferência Municipal.

Participação do CA de Letras da Unioeste Marechal Cândido Rondon na CONAE 2014

Em ofício encaminhado para os colegiados de cursos no início do mês de maio, o Centro Acadêmico do curso de Letras da Unioeste em Marechal Cândido Rondon, assumiu oficialmente sua participação no movimento que discute o Plano Nacional de Educação a partir da CONAE 2014 cuja realização em instância municipal está prevista para os meses de maio e junho de 2013, e, especificamente, a respeito da Conferência Livre que acontecerá no campus local, no dia 21 de Maio, após considerar a importância histórica dos objetivos da CONAE, julgou importante dirigir à Comissão Organizadora da CONAE Municipal a sugestão para convocação do Conselho de Entidades de Base da Unioeste, campus local, com o objetivo de que:

manifesto DCE.cleanbackg